10.8.07

User's guide - manual de instruções

HOT - ccbombarda no porto

Espécie de centro comercial e cultural, com pequenas lojas alternativas de roupa, mobiliário vintage, restaurante e alguns espaços expositivos. Apesar de ser um centro comercial, está bem construído, ligando três ruas, fazendo diversos pátios que enchem de luz os seus corredores. O espaço é simpático e fluído. Falta talvez alguma imaginação para que da rua MB se compreenda-se que existe algo de diferente lá dentro, e que não é mais um daqueles arrepiantes CCs que se construíram nos anos 90. Eu prefiro a rua, com as suas casas diferentes, de fachadas coloridas, o seu ambiente heterogéneo, confuso, mais premente a uma descoberta imprevista. Não acho que essa seja a (única) solução, para tornar a cidade mais atractiva. É preciso apostar no que já existe, mas compreendo as dificuldades que ainda se apresentam, apesar de toda a propaganda da reabilitação urbana. Ainda assim, dentro do género, é uma surpresa bem agradável.

COLD - Centro Português de Fotografia

Já não vou lá algum tempo, mas basta ver o horário de abertura da exposição que agora lá decorre: aberta 3 horas por dia à semana e 4 ao fim de semana, para perceber que algo não funciona. Para além da falta de iniciativas, o cpf, continua a ser mais parecido com aquilo que era (cadeia da relação) do que com o que deveria ser, um espaço cultural dinâmico, com uma oferta mais alargada e variada. De fora, não se percebe sequer o que é o edifício e a praça em frente permanece um desastre e uma elegia ao pouco sentido de utilização do espaço público que há no Porto. Não culpem (só) os arquitectos! A praça está formalmente bem feita, talvez conceptualmente errada porque previa um fluxo de pessoas, que o cpf não parece movimentar, nem a câmara com a sua falta de imaginação cultural.
E eu pergunto, não será possivel uma esplanada, um barzito, umas esculturas lá fora? E lá dentro, um espaço enorme e variado: uns concertos, umas iniciativas com a UP (que está mesmo do outro lado da rua), um restaurante? Ficam só os carrinhos de choque no são joão?
Estes dois sítios representam duas culturas opostas:
- ccbombarda, utilizando poucos recursos numa situação mais fácil e simples, aposta num formato variado e dinâmico, misturando cultura com lazer e compras.
-o cpf, a cultura pesada e anti-criativa do estado, do oito ou do oitenta, apostando em formatos caducos.