26.12.07

OPO [project house 2007] 007.008.009*

[How to reuse a homeless house?]
parte 2. reabilitar, reutilizar [mapas]

*mapa 007.008.009

esq. table for writing poems centro candeeiro de mesa no escritório dir. tela amovível existente.


Três mapas da reconversão temporária feita no 3ºandar, sala sul. Um pequeno escritório e um quarto, uma cozinha mínima e um wc. Pintaram-se paredes, manteve-se o chão e o tecto, utilizou-se a magnífica tela [very 60's style] para separar as duas divisões principais [imagem direita]. Ficaram algumas lâmpadas, mudaram-se outras.
No escritório, pintaram-se de branco os painéis de madeira [demasiado escuros para a pouca luz da sala], tirou-se a alcatifa e envernizou-se o linóleo que já existia, deixando as texturas da própria cola. A tela amovível passou a separar o quarto do escritório, deixando-se os materiais existentes. Pintou-se de branco o corredor e as casas de banho. E assim com poucos custos se conseguiu remodelar um pequeno espaço.
É possível reabilitar casas ou prédios antigos aproveitando os materiais, as organizações interiores existentes, adaptando-as às necessidades dos novos ocupantes sem que isso signifique deitar tudo abaixo e deixar apenas as fachadas. Utilizando, reutilizando!

*opo-lab