27.8.08

Black Box - Bolas de Berliza [Replay]

Vasco Cortez* [esq] centro de dia + infantário [centro] bonjour tristesse [dir] centro de idosos
Para os mais distraídos (como eu), o arquitecto portuense (pelo menos de coração) Álvaro Siza só teria projectado em Berlim um edifício. Bastante falado nas escolas de arquitectura, o «Bonjour Tristesse» é o símbolo do início do reconhecimento do arquitecto, que se fez da forma mais típica no nosso país. Isto é, primeiro lá fora e depois cá dentro.

No entanto, nas imediações do mesmo, há mais duas pérolas esquecidas para a maioria das pessoas que passam e mesmo para os empenhados turistas de arquitectura. Curiosamente para além de se encontrarem no mesmo quarteirão, têm algo de particular não só na sua localização relativa como também na sua função. O Bonjour Tristesse (ao centro na foto) faz o gaveto entre a Schlesischestrasse e a Falckensteinstrasse, as respectivas ruas dos outros dois edifícios que se encontram muito próximos, até visíveis a partir deste. O primeiro para quem vem do metro (à esquerda na foto) é um infantário e centro de dia e o segundo (à direita na foto) é um centro de idosos. O edifício de habitação ligado à vida activa faz assim a rótula entre o início da vida e os cuidados do seu fim.

Interessante será também compararmos o aspecto inicial e final dos edifícios, com particular atenção para o centro de idosos, onde as persianas exteriores e as pinturas exóticas lhe deram um novo ar. Não será de estranhar que nos passem despercebidos…
*Vasco Cortez [Arquitecto]