22.10.07

OPO [project house 2007] 001*

[How to reuse a homeless house?]
Not for RENT! Nicht zu VERMIETEN! Não está p ara ALUGAR! Diary of aN DESoccupied building in Porto.


{parte 1} - Reconstruir, desenhar, imaginar [MAPAS]

intro. Durante seis meses entre Dezembro e Maio de 2007, "ocupou-se" um edifício em plena Ribeira do Porto [algures na Rua Infante D.Henrique]. Reabilitaram-se salas, recuperaram-se paredes e tectos, produziram-se festas, exposições. Reconstruiram-se Fragmentos, desenharam-se Hipóteses, imaginaram-se possíveis Mapas. Surgiram espaços novos, ocupações diferentes, palavras, desenhos, perguntas, muitas perguntas. E agora que a porta deste edifício se fechou de novo resgastamos do silêncio da casa esses mapas da nossa presença. O que é uma casa? É possível reabilitar uma casa, reabilitar uma cidade?
*mapa001
[Mapa 1. 2ºandar. sala sul]
Há sempre uma certa desordem nas casas abandonadas, como se a ausência de pessoas, a interrupção abrupta dos seus hábitos e movimentos, não deixasse lugar específico para as coisas.

opus.cit. "As coisas duplicam-se em Tlön; propendem igualmente para se apagarem e para perderem os pormenores quando as esquecem as pessoas. É clássico o exemplo de uma ombreira que perdurou enquanto a frequentava um mendigo e que se perdeu de vista à sua morte. Às vezes uns pássaros, ou um cavalo, já salvaram as ruínas de um anfiteatro"

j.l.borges, ficções

*Pedro Bismarck [opo.lab]